O cavaquinho é um instrumento bastante popular no Brasil. Pertencente à família dos cordofones, é utilizado em diversos estilos musicais, como nos choros e em rodas de samba. Originalmente ele foi “criado” em Portugal e depois de anos foi se instalando pelo Brasil, sofrendo algumas mudanças em sua estrutura original.

Hoje existem alguns tipos de cavaquinhos, que podem ser utilizados por pessoas de diferentes níveis de conhecimento, mas basicamente eles possuem a mesma estrutura, com uma caixa de duplo bojo e pequeno enfranque, quatro cordas de tripla ou metálica presa a cravelhas de madeira dorsais.

Aprender cavaquinho requer bastante prática, como qualquer outro instrumento, mas não só a prática é necessária, estudar os fundamentos básicos dos instrumentos são a chave para o sucesso, ou seja, a teoria musical te dar o norte por onde começar e como fazer para obter o sucesso total no instrumento. Veja o vídeo abaixo de um instrutor de cavaquinho, onde o mesmo passa algumas informações importantes.

 

Veja mais dicas de instrumentos musicais!