cavaquinho para iniciantes

Bom, responder essa pergunta diretamente parece ser fácil, alguns podem dizer que é só comprar um cavaquinho e começar a tocar, outros dizem que o ideal é fazer um curso primeiro, etc.

Mas de maneira geral, como qualquer outra coisa que você faz na vida, é preciso primeiramente saber a finalidade, o motivo para o qual quer aprender algo, pois a partir daí você poderá traçar suas metas e objetivos para conseguir obter o êxito naquilo que tanto almeja.

Há alguns que já dominam um pouco a arte de tocar cavaquinho, outros estão começando, alguns querem aprender apenas por hobby, já outros querem ter bandas, ficarem famosos, enfim, cada um tem uma meta e todos precisam conseguir, não é mesmo? E você qual é a sua?

Você pode está pensando que aprender cavaco precisa de muita dedicação, que só os “feras” da música que conseguem porque vivem daquilo, estudam há  anos e tal, mas isso não é verdade. Todos aqueles que realmente querem aprender, mesmo com pouco tempo para tal, dedicarem alguns minutos e por em prática aquilo que é ensinado aprenderá definitivamente.

Acredito que é de fundamental importância estudar os fundamentos do cavaquinho, assim a evolução será muito maior e mais rápido. Por exemplo, o estudo das escalas maiores, das menores, algumas técnicas de articulações para treinar os dedos e as mãos com a palheta no instrumentos, etc., tudo isso é bastante fundamental no início. Veja no vídeo abaixo algumas dicas de um instrutor de cavaco, que já ensina há anos.

Mais informações: http://tocandoinstrumentos.com/cavaquinho/curso/

 

Dicas para tocar cavaquinho definitivamente

 

Para isto não existe uma regra, cada aluno deve conhecer os seus limites, treinar sem afobação e avançando aos poucos percebendo sua evolução, pois no final todos aprenderão de vez.

Porém algumas observações são importantes:

  • Não perca o foco e tenha disciplina nos seus estudos, e procure sempre aprimorar cada vez mais.
  • Estude teoria musical também, pois não adianta sair tocando do “nada” sem entender direito (acredite, alguns fazer isso..rsrsr!)
  • Procure um instrumento confortável, que melhor se adeque aos seus braços e dedos, pois não adianta aprender com muito esforço e de forma cansativa.
  • E por fim reserve poucos minutos do seu dia em um ambiente bem aconchegante na sua casa para por tudo em prática, sem incomodar ninguém, pois caso contrário pode ser desestimulante.

Para aprender mais dicas e tocar cavaquinho de forma profissional acesse o Curso de Cavaquinho e veja como é possível fazer tudo isso sem sair de casa. 😀

 

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavaquinho