Aprender qualquer instrumento musical é requerido do aluno muita dedicação (e isso não quer dizer passar horas e horas tocando), além de um pouco de esforço para praticar o instrumento e acostumar com suas particularidades, e é claro que com o teclado não é diferente.

As aulas que são ministradas em um curso de teclado vão desde os princípios básicos de como comprar um bom teclado para iniciantes, até dicas mais avançadas para aqueles que já dominam um pouco.

De forma geral podemos resumir que os principais cursos devem abordar esses tópicos:

– Como adquirir e usar um teclado (escolha de modelos e instruções básicas).

– Posição das mãos para um melhor conforto no momento de praticar.

– Notas musicais no teclado

– Tempo, figura e ritmos

– Acordes e partituras

– Tocar teclado com ambas as mãos

– Fórmulas de Compasso

– Acompanhamentos com Playbacks

– Técnicas de Teclado e Glossário de Termos Musicais

– Etc.

Enfim, são inúmeras aulas diferentes que o professor pode ministrar durante um curso, desde informações básicas até avançadas.

O que eu coloquei aqui não foi uma sequência de aulas, são apenas tópicos diversos que eu acredito que são fundamentais para aqueles que querem realmente ser um tecladista de verdade, mesmo que seja apenas por hobby, pois aborda diversas práticas e fundamentos básicos no teclado.

Pela internet você encontrará muito material, vídeos sobre teclado, apostilas com dicas, cursos gratuitos, etc. Porém o que aconselho é que não saia por aí lendo de tudo e querendo aprender sozinho, isso é um dos erros primordiais cometidos pelas pessoas que querem aprender algum instrumento, achando que isso já é mais que suficiente, e não precisam de nada e ninguém. rsrsrs.

Você pode tá se perguntando, se tem muito material gratuito pela internet porque pagar por cursos? Nisso posso citar dois problemas. Primeiro o suporte que você não terá, e todas as suas dúvidas você vai ter que voltar a internet par tentar solucionar, podendo levar muito tempo e tornando inviável o aprendizado. Outra coisa seria quanto a sequência de aulas, todo instrumento tem suas técnicas e detalhes, assim o aprendizado tem que ser por partes e em uma “lógica sequencial” evitando estudar duas ou mais vezes a mesma coisa.

Veja mais dicas para aprender a tocar teclado.